Mais assaltos praticados por motociclistas são flagrados em Perdizes; família com idosa cadeirante também é alvo

Secretaria da Segurança Pública (SSP) diz que “o policiamento foi intensificado em toda a cidade, com foco especial nas áreas de maior incidência criminal”.

No mesmo dia em que o g1 e a TV Globo revelaram uma onda de assaltos promovida por motociclistas disfarçados de entregadores em Perdizes, na Zona Oeste de SP, novos flagrantes do mesmo tipo de crime foram registrados no bairro em plena luz do dia. 

Um dos casos aconteceu às 10h25 de quinta-feira (16), na rua Coronel Melo de Oliveira, onde um ladrão de moto roubou o celular de uma família que retirava uma idosa cadeirante do táxi, após uma ida ao médico.

O criminoso levou a aliança do filho da idosa e a aliança da cuidadora, que acompanhava a família na retirada da idosa do veículo

A família narrou ao Bom Dia SP, da TV Globo, que ficou muito assustada com a abordagem.

Eles disseram que na região não se veem rondas policiais e que todos os dias acontecem assaltos semelhantes, promovidos por motociclistas.

Outros dois flagrantes. Um deles ocorreu também na manhã de quinta, às 10h38, e parece ter sido praticado pelo mesmo criminoso que assaltou a família da idosa cadeirante na Rua Coronel Melo.

Nele, o motociclista armado para a moto na frente do que parece ser um comércio ou casa e exige o celular de um homem de azul que está lá dentro.

O homem ainda tenta dialogar com o criminoso, mas tem a arma apontada para ele. O ladrão sobe na moto e foge do local em velocidade.

No sábado (11), houve mais um flagrante registrado Rua Apiacás, por volta das 15h. Outro motociclista abordou um jovem que passava na rua e exigiu o celular dele.

Após ameaças, ele determinou que o rapaz se deitasse na calçada até que ele fugisse do local do crime.

Nesta quinta-feira (16), uma reportagem mostrando outros três assaltos no bairro. Um deles foi na Rua Campevas. Um casal com dois filhos pequenos foi perseguido por um motociclista armado.

Eles tentaram entrar em um prédio antes do assalto, mas não conseguiram, e o ladrão levou o celular do pai das crianças

A abordagem aconteceu em plena luz do dia, por volta das 16 horas.

Pelo vídeo, é possível ver as crianças com medo, agarradas à mãe, enquanto o pai levanta as mãos e entrega o aparelho para o criminoso.

Relatos da vizinhança


Moradores dizem que a presença da Polícia Militar na área, fazendo rondas diárias, quase não existe. E que a população está amedrontada e presa dentro de casa, impossibilitada de sair a pé para qualquer atividade.

Os vídeos gravados por moradores mostram alguns desses motociclistas andando com correntes nas placas das motos, para não serem facilmente identificados por câmeras da região.

As imagens também tinham sido gravadas por moradores que compraram até apitos para alertar a vizinhança da presença dos criminosos na área.


O que diz a SSP

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que “o policiamento foi intensificado em toda a cidade, com foco especial nas áreas de maior incidência criminal”.

“Como resultado desse trabalho, o 23° DP (Perdizes), responsável pela área citada pela reportagem, apresentou uma redução de 9,27% entre janeiro e agosto deste ano, enquanto os roubos de veículos caíram 42% no mesmo período”, disse a pasta comandada por Guilherme Derrite (PL).

“Os furtos também apresentaram queda de 9,68% e de 4,80% nos furtos de veículo. A Polícia Civil permanece à disposição das vítimas para o registro e investigação de ocorrências e ressalta que o boletim de ocorrência é essencial para a responsabilização dos autores, além de subsidiar o planejamento e a reorientação do policiamento”, completou.