Dia do Trabalhador, veja o que abre e o que fecha no feriado em Brasília

Ônibus e metrô têm alteração no horário; bancos e lojas de rua não abrem na quinta-feira. Folga se estende na sexta-feira (2) para funcionalismo público do DF.


O funcionamento de alguns serviços de Brasília muda na capital por causa do feriado do Dia do Trabalhador nesta quinta-feira (1º) e do ponto facultativo para o funcionalismo público do Distrito Federal na sexta-feira (2). 

Ônibus e metrô têm alteração no horário, e passagem gratuita; bancos não funcionam na quinta-feira (1), mas voltam ao funcionamento normal na sexta-feira (2)

Transporte 

A frota de ônibus e o metrô têm gratuidade na quinta-feira (1º), mas a cobrança volta ao normal na sexta-feira (2).

Horário dos ônibus:

Veja Aqui  todos os horários dos ônibus no Distrito Federal.

Horário do Metrô-DF:


Comércio 

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio):

Bancos 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban):

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento no feriado (1º) podem ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira (2) nas localidades onde não há feriado.

 Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Forças de segurança 

Os plantões de todas as delegacias e centrais de flagrantes abrem durante o feriado e no ponto facultativo. Os plantões dos institutos de Criminalística, Identificação e Medicina Legal (IML) funcionam 24 horas.

O Corpo de Bombeiros atua de forma ininterrupta, com atendimento pelo telefone 193. Os batalhões e o serviço operacional da Polícia Militar também funcionam.

Saúde 

Segundo a Secretaria da Saúde, há alteração nos serviços apenas na quinta-feira. As atividades voltam ao normal na sexta-feira.

Mantém teleatendimento pelo número 192.

As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h. 

Veja aqui os endereços das UPAs no Distrito Federal.

A assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) é interrompida na quinta-feira, retornando ao atendimento normal na sexta-feira. A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h. Não há atendimento na urgência odontológica do Hospital Regional do Gama (HRG), que retoma os atendimentos na sexta (2), das 19h à 1h.

Não há vacinação quinta-feira (1°). As salas de vacina voltam a funcionar normalmente na sexta-feira.

A rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fica fechada durante o Dia do Trabalhador, abrindo em horário normal na sexta-feira.

As unidades da farmácia de alto custo fecham no dia 1° de maio. O atendimento retorna na sexta-feira, de 7h às 19h.

Os ambulatórios e as policlínicas não abrem quinta-feira (1°) e funcionam normalmente sexta-feira (2).

Hemocentro

Lazer 

O Zoológico e o Jardim Botânico têm entrada gratuita na quinta-feira (1º). A entrada é paga na sexta-feira (2).

O Zoo tem programação especial em colaboração com o Sesc-DF:

 Na quinta-feira (1º), das 8h30 às 16h, são oferecidos brinquedos infláveis, pedal kart, totó, tênis de mesa, milho no buraco, jogos de tabuleiro e outras atrações para todas as idades.

Horário de funcionamento