Fim do calor: frente fria vai até o fim de semana e traz tempestades, diz Inmet

Primeiros dias do outono devem ter chuvas e baixas temperaturas no Sul e em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país, segundo a previsão. Sete estados estão em alerta vermelho para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a aproximação de uma frente fria na região Sul do Brasil a partir da noite desta quarta-feira (20), que deve durar até o fim de semana. O sistema deve trazer chuvas que devem derrubar a temperatura, enquanto avançam pelo país até o final de semana. 

Sete estados estão em alerta vermelho de “grande perigo” para chuvas intensas nos próximos dias, são eles: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O sistema deve intensificar as chuvas, especialmente no Rio Grande do Sul, que pode registrar para acumulados de até 100 milímetros (mm) em áreas do sul do estado, segundo a previsão.

No Rio Grande do Sul, entre a noite de quarta-feira e manhã da quinta-feira (21), há possibilidade de alguns temporais, com queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento de até 80 km/h.

Os temporais devem atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná. Já na sexta-feira (22), há previsão de fortes pancadas de chuva, com temporais localizados, em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Até sábado (23), o avanço da frente fria pelo leste da região Sudeste, deve provocar volumes de chuva. A chuva entre o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, poderá superar os 150 mm por dia, segundo o Inmet.


Queda na temperatura

A partir de quinta-feira (21), deve haver maior declínio das temperaturas máximas na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná, segundo a previsão.

O frio deve chegar a parte do Centro-Oeste, ao longo da sexta-feira (22), como nos estados do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás, e áreas da região Sudeste, como em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira (22) começa gelada e as mínimas podem chegar a 4 °C nas serras gaúcha e catarinense com chance de geada do outono.

Já na faixa leste das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas ficam mais amenas no fim de semana. 

São Paulo em alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para um período de chuvas intensas que atingirá todo o território paulista, a partir desta quinta-feira (21). As fortes chuvas devem ocorrer até sábado (23) e ocorrer principalmente no leste do estado. As temperaturas devem cair a partir de sexta-feira (22).

As rajadas de vento que podem chegar até 88 km/h e ressaca marítima para todo litoral pode ter ondas de até 3 metros, até domingo (24). No Litoral Norte e Vale do Paraíba, os acumulados podem chegar a 250 mm, e na Baixada Santista, até 180 mm.

No interior as regiões mais afetadas devem ser Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, com 70 mm.